Glpi – Sistema HelpDesk

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O que é GLPI?

       O GLPI é um sistema desenvolvido com intuito de fornecedor uma poderosa ferramenta para gerenciamento da TI e seu parque tecnológico, tendo como umas de suas funcionalidades o gerenciamento de Help Desk e Inventario de equipamentos de informática.

No que ele pode ser útil para sua empresa?

      O benefício do GLPI é o alto gerenciamento da TI, tornando risos mensuráveis e principalmente controláveis, por SLA parametrizadas de acordo com sua necessidade de atendimento, baseado na metodologia ITIL. Atualmente o GLPI devido sua abrangência de informações, tem sido o sucessor do Projeto Ocomon, foi um projeto muito eficiente para gerenciamento de Help Desk, contudo o mesmo encontra-se sem atualizações, devido á isto o GLPI é atualmente uma das melhores ferramentas OpenSource que te proporciona um gestão consolidada de sua TI em um único sistema, provendo integração com Active Directory, Samba4 e OCS Inventory (software de inventario de computadores, baseado em client/server).

Características do GLPI

  • Principais características técnicas do GLPI:
  • Tecnologia de programação: PHP, AJAX, HTML, CSS;
  • Banco de dados: MySQL;
  • Interface: WEB;
  • Plataforma: Multiplataforma;
  • Licença: GPL V2;
  • Autenticação: Compatível com Local, POP/IMAP, CAS, LDAP (OpenLDAP, AD , Samba4)

O GLPI possui inúmeras configurações e o suporte a plug-ins que o tornam uma poderosa e versátil ferramenta. Cabe destacar:

  • Suporte a replicação de banco de dados via interface;
  • Suporte a backup via interface;
  • Arquitetura baseada em plug-ins;
  • Integração com o OCS Inventory NG através da sincronização do banco de dados;
  • Suporte a definição de regras de fluxo de trabalho;
  • Autenticação de usuários com definição de perfis de permissões de acesso.

Funcionalidades do GLPI

     O GLPI possui um conjunto muito grande de funcionalidades para gerenciamento de ambientes de TI, os quais podem ser expandidas através da adição de plug-ins. Dentre as principais funcionalidades pode-se destacar:

  • Gestão de Help Desk;
  • Gestão de inventários;
  • Gestão de contratos, clientes, contatos e fornecedores;
  • Gestão financeira dos componentes inventariados;
  • Relatórios e estatísticas;
  • Gestão de reservas;
  • Integração com o OCS Inventory NG.
  • Gestão de Projetos

Para maiores informações sobre o projeto GLPI acesse:

 

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